Todo o programa do Extremo é gratuito. O acesso é livre em todos os momentos, com excepções para os concertos que acontecem dentro de capelas, que estão limitados à capacidade de cada espaço; e o percurso feito durante a manhã, que terá uma lotação máxima de 50 pessoas.
O percurso proposto começa na capela de Santa Marta das Cortiças e termina na capela de Santa Marta do Leão e será feito durante a manhã do dia do festival. Com uma extensão aproximada de 2 quilómetros, tem dificuldade moderada. Prevê-se que seja percorrido em cerca de 1 hora — mas prepara-te para boas surpresas ao longo da caminhada, que te vão fazer demorar um pouco mais do que isto.
Sugerimos o uso de calçado confortável (sapatilhas ou botas de montanha) e roupa leve e fresca, adequada para altas temperaturas. De manhã pode fazer frio na montanha, pelo que se aconselha também o uso de um agasalho. Também é recomendável o uso de chapéu e protetor solar.
Mantém-te sempre no trilho sinalizado e tem atenção aos troços estreitos e às pedras soltas, para evitar quedas. Haverá elementos da equipa do Extremo nos pontos mais complicados para te ajudar. Respeita sempre o ambiente, evitando deixar lixo ou perturbar a fauna e flora local.
Haverá distribuição de água no início, a meio e no fim do percurso. Mas podes também trazer a tua própria garrafa. Nos locais dos concertos, também haverá espaço para venda de bebidas.
O festival Extremo oferece o pequeno-almoço a quem assistir ao arranque do programa, ao nascer do sol, em Santa Marta das Cortiças (sujeito a inscrição). Junto ao Hotel da Falperra haverá uma zona de alimentação, com várias ofertas disponíveis, nos horários de almoço e jantar.
Sim, é permitido levar piqueniques, desde que todos os resíduos sejam devidamente recolhidos para preservar o ambiente. Aproveita as mesas de piquenique existentes no recinto para fazeres a tua refeição.
Os participantes podem escolher as atividades a que desejam assistir. O evento começa antes do nascer do sol, mas os participantes podem escolher se desejam assistir ao festival na sua totalidade ou se querem juntar-se a este apenas mais tarde.
Haverá uma zona delimitada para estacionamento, com acesso pela estrada EN 309, pouco depois do final da escadaria da capela de Santa Maria Madalena da Falperra. Os Transportes Urbanos de Braga disponibilizam uma ligação entre o centro da cidade e a Falperra.
Sim, o evento é apropriado para pessoas de todas as idades. Aconselha-se o uso de protecção de ouvidos para os mais pequenos.
Será necessária uma inscrição, através de um formulário, para as várias oficinas que fazem parte do programa do Extremo. Também será necessária inscrição para a caminhada feita durante a manhã, já que a lotação é limitada a 50 pessoas. Todas as atividades são gratuitas.
É proibido fumar em toda a área do percurso, como medida de prevenção de incêndios. Serão disponibilizados locais para fumadores junto das três capelas do monte da Falperra.
Evitar fumar ou utilizar qualquer tipo de chama no percurso. Não deixar lixo ou objetos inflamáveis na área. Seguir todas as indicações da organização sobre segurança.
Sim. A região abriga algumas espécies de flora e fauna sensíveis. Pedimos a todos os participantes que evitem tocar ou retirar plantas e que não perturbem os animais locais, garantindo o respeito pelo ecossistema natural.